Estudos Técnicos de Inspeção e Diagnóstico

O trabalho de reabilitação de um edifício começa pela identificação dos seus problemas, análise das suas causas e, por fim, elaboração da metodologia para os trabalhos de reparação. Neste sentido, a Oficina dos Edifícios considera que, devido à complexidade dos diferentes problemas apresentados pelos edifícios, estes estudos técnicos podem ser realizados sob várias formas: visitas técnicas (para problemas pontuais em frações de edifícios multifamiliares);  pareceres judiciais (quando envolve conflito jurídico); relatórios de patologias (para edifícios com múltiplas patologias cuja intervenção requer uma reflexão holística do edifício de modo suportar tecnicamente as decisões de reabilitação).

Projetos de Engenharia

A legislação nacional em vigor obriga à existência de um projeto de licenciamento em determinadas operações de reabilitação. Nos casos em que o licenciamento não é uma  imposição regulamentar, para que os empreiteiros convidados para o concurso de obra consigam responder aos mesmos trabalhos e às mesmas quantidades, há a necessidade da existência de um caderno de encargos elaborado por técnicos de engenharia.  De modo a suprir estas necessidades, a Oficina dos Edifícios elabora projetos constituídos por: peças escritas(descrição dos trabalhos a efetuar); peças desenhadas(desenhos de pormenor dos pontos críticos); mapas de trabalhos e quantidades(tornando assim comparáveis os diferentes orçamentos).

Acompanhamento Técnico em Obra

De modo a  que os trabalhos prescritos pelos técnicos, nos projetos de execução, sejam realizados adequadamente, a Oficina dos Edifícios dispõe do serviço de acompanhamento técnico em obra. Este serviço pressupõe visitas de técnicos Eng.os Civis à obra para verificação dos trabalhos em curso do ponto de vista técnico.

Planos de Conservação

 As soluções construtivas adotadas em fase de projeto possuem características que conferem ao edifício uma durabilidade expectável. Em função do observado nas peças escritas e desenhadas do projeto de arquitetura, assim como na observação visual, sem se recorrer a técnicas destrutivas de inspeção e diagnóstico, é possível a elaboração de um plano de conservação do edifício. O plano proposto servirá de guia para a conservação do edifício em questão.